terça-feira, 26 de outubro de 2010

Por que dormimos ?

Nem tudo o que se refere aos seres vivos quer dizer que seja necessariamente uma utilidade ou função. Será que o nosso sono e dos seres vivos pode ser considerado algo sem "utilidade" do ponto de vista da sobrevivencia dos organismos ? Tudo indica que não. mas se formos intender sobre a utilidade do sono, provavelmente aresposta será que não apenas uma mas muitas utilidades. Uma das utilidades dizem respeito à coincidencias entre o sono e algumas atividades organicas, como a secreção de vários hormônios em mamíferos. O sono não é responsável pela produção desses hormônios, mas sem dúvida as intensifica.Tal constatação caracteriza o papel do sono como facilitador dos processos de produção desses hormônios.
Outra utilidade aparente do sono é a sua capacidade de propiciar distintos modos de funcionamento do cérebro durante uma noite, que se manifestam sob a forma de estágios: sono superficial, sono profundo e sono paradoxal. Esses dois últimos apresentam o que se convencionoi chamar de "efeito rebote": um indivíduo privado de uma noite de sono compensa essa privação na noite seguinte, exibindo preferencialmente esses dois estágios.
O sono parece estar ligado à capacidade do cérebro de adquirir e resgatar informações, como atestam experimentos que associam sono e memória. Além de dificultar a aprendizagem, a falta de sono induz modificações importantes no humor das pessoas.
Tais fatos mostram a importância do sono e talvez expliquem sua presença em diversas espécies. Em invertebrados, embora seja discutível chamar o estado de inatividade de sono, a alternância entre atividade e repouso é uma regra. 
A suposta "inutilidade" do sono não tem, pois, fundamento científico, adequando-se a um tipo de mentalidade que só entende funcionalidade dos fenômenos biológicos quando estes têm relação imediata de causa e efeito.
Por outro lado, permanecer em vigília constante não é compatível com a especialização de animais de hábitos diurno e noturno. Você já se imaginou fugindo de uma onça na floresta em plena noite escura?

Um comentário:

  1. Julia, leia o que voce publicou, tem alguns erros de portugues que eu tenho certeza que foi falta de atencao!
    Complemente sua pesquisa com informacoes de outros sites, coloque imagens!
    Pra que servem esses hormonios secretados durante o sono?
    Beijo, té

    ResponderExcluir